Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.Política de Privacidade
ACEITO

Uma Página de História | Bresimar Automação

 

Notícias

Voltar

Uma Página de História | Bresimar Automação

Para assinalar os 40 anos da Bresimar Automação e perspetivar o que ainda está por vir, partilhamos nesta página alguns dos momentos mais marcantes e importantes que fizeram de nós o que somos hoje.

Estes pedaços de história foram partilhados numa rubrica mensal nas nossas redes sociais e podem agora ser revisitados nesta página. 

Pretendemos também que sejam uma forma de homenagem e reconhecimento a todos os colaboradores. Aos que estiveram no passado e aos que continuam a fazer parte desta equipa, queremos expressar o nosso agradecimento e a nossa profunda gratidão por terem acreditado no projeto Bresimar e por terem sido peças fundamentais nesta história. 

Para as famílias dos nossos colaboradores, também um agradecimento pelo apoio que lhes prestaram nos momentos difíceis, e por os terem apoiado e motivado a continuar a acreditar no futuro da empresa. 

Aos nossos clientes, fornecedores, parceiros, amigos e a todos os que nos têm acompanhado ao longo destes anos, agradecemos a confiança, o apoio e o estímulo que nos impulsiona e incentiva a sermos uma empresa dinâmica, inspirada e focada na excelência. 

É nosso desejo que a Bresimar Automação tenha um futuro de contínuo crescimento e desenvolvimento, que continue a atrair e a manter excelentes profissionais. E que seja, tal como até agora, uma empresa de pessoas felizes, onde todos possam orgulhar-se de pertencer a esta família. 

 

1982 - 1990 | Os Primeiros Tempos...

 

Se quer algo que nunca teve, precisa de estar disposto a fazer algo que nunca fez.

Thomas Jefferson


1982

 

 

Uma boa história merece ser contada. A história que vamos contar teve início há quase 40 anos atrás, no dia 15 de dezembro de 1982 e, desde então, já impactou muitas pessoas. Desde esse ano e até aos dias de hoje, muitos projetos foram idealizados, muitos sonhos foram realizados, e muitos outros estão ainda por acontecer.

Quem se lembra das nossas primeiras instalações?

 

Bresimar_1982

Fig.1 - Primeiras instalações da Bresimar na Rua Comandante Rocha e Cunha, em Aveiro  

 

Bresimar_Automação_1982

Fig.2 - Programação de um PLC 

 

1986

 

Porquê o nome Bresimar?

No início dos anos 80, Carlos Breda, em conjunto com mais dois jovens empreendedores, com idades a rondar os 25 anos, sentiram vontade de criar algo novo. Uma empresa que fizesse face às necessidades que se faziam sentir na região da Aveiro e no resto do país.

Escolher o nome de uma empresa é sempre um passo importante e uma tarefa difícil. O nome Bresimar acabou por surgir naturalmente da junção dos apelidos destes três jovens: BREda, SImões e MARabuto.

A empresa foi criada a 15 de dezembro de 1982, mas, na realidade, só em março de 1983 iniciou a sua atividade. Focou-se inicialmente na comercialização de materiais elétricos para a indústria, construção civil e naval.

O capital social inicial foi de dois milhões e duzentos e cinquenta mil escudos), numa época em que “quem ia procurar financiamento aos bancos pagava uma taxa a rondar os 30% e a inflação anual era superior a 20%”, recorda Carlos Breda.

Dificuldades que não o impediram de arriscar e cumprir o sonho.

 

Bresimar_Automação_ 1986

 Fig.3 - Departamento técnico e de apoio a clientes

 

Bresimar_Automação_1986

 Fig.4 - Alguns colaboradores que permanecem na empresa até aos dias de hoje

 

 Bresimar_Automação_ 1986

 Fig.5 - Eng.º Pedro Marques, Head of Customer Technical Support

 

1991 - 2000 | A Reorientação e Consolidação do negócio

 

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.

Charles Darwin
 


1991

 


Os anos 90 foram marcados por grandes mudanças no mundo, e a Bresimar não fugiu à regra.

Em 1991, a empresa passou a ser liderada por um dos sócios fundadores, Carlos Breda.

Uns anos mais tarde, em 1997, com a entrada da sua esposa Rosário Breda na sociedade, a Bresimar torna-se numa empresa familiar.

A partir desse momento, a empresa definiu uma nova estratégia, focada na comercialização de soluções e sistemas de automação industrial. Com esta reorientação do negócio para o crescimento e foco no campo da automação industrial, surgiu a necessidade de criar novos espaços de trabalho e investir em recursos humanos. Foi assim que nesse mesmo ano de 1991 surgiu a Delegação de Lisboa, para apoio comercial nas áreas a norte e a sul da capital.

 

Bresimar_Automação_ 1991

Fig.6 - Stand da Bresimar na Feira Endiel, Lisboa (1991)

 

1997-1999

 

Em 1997, Carlos e Rosário Breda adquiriram um terreno junto à EN109, em Aveiro, que serviu de nova casa para a sede da Bresimar. A mudança da empresa para um novo espaço, com melhores condições e uma área maior, tornou-se determinante para o seu crescimento. Outro fator decisivo foi o investimento em recursos humanos e na sua crescente qualificação, assim como a aposta na formação, para um suporte comercial e técnico mais eficaz, junto dos clientes.

Além do crescimento do capital humano e da expansão da atividade, a Bresimar também se foi reajustando através do investimento em novas marcas e produtos, de modo a cumprir as exigências do novo posicionamento estratégico da empresa.

As fotos que partilhamos em baixo são da construção do 1º edifício da Bresimar em 1998 e da inauguração das novas instalações, a 12 de maio de 1999.

 

Bresimar_Automação_ 1998

Fig.7 - Construção das novas instalações da Bresimar Automação na agora designada Avenida Europa (1998)

 

Bresimar_Automação_ 1999

Fig.8 - Inauguração das novas instalações da Bresimar Automação, a 12 de maio de 1999

 

Bresimar_Automação_ 1999

Fig.9 - Inauguração das novas instalações da Bresimar Automação, a 12 de maio de 1999

 

Bresimar_Automação_ 1999

Fig.10 - Inauguração das novas instalações da Bresimar Automação, a 12 de maio de 1999

 

2000

 

Na viragem para o século XXI, a Bresimar tomou a dianteira e deu início ao processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), reforçando o seu compromisso de procura de melhoria contínua dos serviços disponibilizados. Em 2000, a empresa tornou-se certificada pela norma NP EN ISSO 9002 da SGS ICS – International Certification Services, no que respeita à comercialização de equipamentos elétricos, eletrónicos e de automação.

 

Bresimar_Automação_ 2000

Fig.11 - Equipa da Bresimar Automação nas novas instalações (2000)

 

Com as novas instalações e a certificação de qualidade, o novo caminho – o do futuro – foi sustentado pelo investimento na aquisição de um importante recurso: o capital humano da empresa. O número de profissionais continuou a crescer e, através da aposta num dos pilares definidos como estratégia para o seu crescimento – a formação técnica, foi identificada uma nova oportunidade de negócio: um departamento interno de engenharia.

Os 20 anos de contacto e aprendizagem com marcas relevantes no ramo da automação foram a base para criar este complemento à atividade principal da empresa. Foi assim que surgiu a ASA - Aplicações e Sistemas de Automação, que, além de permitir o desenvolvimento e a implementação de sistemas integrados de automação, veio também apoiar a Bresimar na assistência técnica pré e pós-venda dos produtos e marcas comercializados.

 

Bresimar_Automação_ 2000

Fig.12 - Equipa ASATEK

 

2001 - 2010 | Diversificação das áreas de negócio e novos desafios

 

Na vida, a mudança é inevitável. 

Nos negócios, a mudança é vital. 

Warren Bennis

 

2002

 

Em 2002, a Bresimar continuou a investir em novas atividades, com reforço da unidade de negócio que deu origem à marca TEKON e à produção de sondas de temperatura. Estes novos produtos serviram como um complemento às soluções já produzidas e comercializadas.

 

Bresimar_Automação_ 2002

Fig.13 - Banca de testes e calibração dos sensores de temperatura

 

2004 - 2006

 

O crescimento e a consolidação destas novas áreas de negócio – ASA e TEKON - trouxeram a necessidade de mudanças físicas na empresa, conduzindo em 2004 à ampliação das instalações com a construção de um segundo edifício. Em 2006, a filial da Amadora passou para o Tagus Park, em Oeiras, de forma a consolidar e melhorar a presença da Bresimar na zona sul do país.

 

Bresimar_Automação_ 2004

Fig.14 - Expansão das instalações para um segundo edifício 

 

Bresimar_Automação_ 2006

Fig.15 - Tagus Park, Filial da Bresimar Automação em Lisboa

 

2007-2009

 

Em 2007, ano em que a Bresimar celebrou 25 anos de existência, a empresa passou a Sociedade Anónima e constituiu-se como Bresimar Automação S.A. Esta mudança foi acompanhada por um processo de rebranding, com uma nova imagem corporativa, de forma a refletir o posicionamento e a identidade da empresa.

Os riscos fazem parte do processo de crescimento de qualquer negócio, e com a crise financeira de 2008, a empresa teve de se adaptar novamente e apostar na sua capacidade para encontrar novas oportunidades, novos mercados e novos negócios.

Com novas metas delineadas, a administração da empresa definiu estratégias renovadas para consolidar a sua visibilidade e posição no mercado. A aposta na inovação levou ao estabelecimento de novas parcerias com a Associação Empresarial para a Inovação (COTEC) e com o Polo das Tecnologias de Produção (PRODUTECH), no ano de 2009.

 

Bresimar_Automação_ 2007

Fig.16 - Carlos Breda no 3º Encontro PME Inovação da COTEC

 

Enquanto membro associado da COTEC Portugal, a Bresimar Automação deu início ao seu papel ativo na promoção da inovação e da cooperação tecnológica empresarial, contribuindo assim para o aumento da competitividade entre empresas nacionais.

Em 2009 a Bresimar Automação recebeu, pela primeira vez, os prémios PME Líder e PME Excelência, que vieram reforçar o posicionamento da empresa.

 

Bresimar_Automação_ 2009

Fig. 17 - Notícia sobre a Bresimar Automação no Diário de Aveiro (2009)

 

2011 - 2017 | Uma nova era industrial

 

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

Muda-se o ser, muda-se a confiança.

Todo o mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades

Luís de Camões

 

2011

 

O ano de 2011 foi marcado pela aposta na Investigação, Desenvolvimento e Inovação, aposta esta que se refletiu na certificação do sistema de gestão da empresa, segundo os requisitos da norma NP 4457:2007. Esta Norma Portuguesa, publicada pelo Instituto Português da Qualidade, define os requisitos de um sistema eficaz de Gestão da Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI) (Fonte: SGS).

 

Bresimar_Automação_ 2011

Fig. 18 - Em 2011, a Bresimar Automação assume o compromisso com a Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), obtendo a certificação pela norma NP457:2007

 

Com a criação das novas áreas de negócio TEKON e ASATEK e o crescimento do volume de negócios, surge a necessidade de voltar a expandir as instalações da empresa. Em 2011, foi então construído o terceiro edifício, que passou a ser o espaço dedicado à área da Engenharia e Inovação, com as equipas de engenharia de automação – ASATEK, e de IDI para a produção de novos produtos e de sistemas wireless - Tekon.

 

Bresimar_Automação_ 2011

Fig. 19 - Instalações ASATEK

Ainda no mesmo ano, teve início o processo de internacionalização da TEKON Electronics. Este passo foi marcado por resultados muito positivos, que levaram a que a marca, passados poucos anos, estivesse já presente em mais de 20 países.

 

2012-2013

 

Em 2012, a Bresimar Automação celebra 30 anos de atividade, e todo o trabalho desenvolvido durante estas 3 décadas de existência começou a ganhar visibilidade e reconhecimento externo. Assim, e neste mesmo ano, a Bresimar Automação entrou pela primeira vez para o ranking das melhores empresas para trabalhar em Portugal, tendo alcançado também a 7ª posição no Índice de Excelência no Trabalho. Os prémios PME Líder e PME Excelência 2012 vieram reforçar o bom posicionamento da empresa, tendo por base os seus indicadores económico-financeiros, e têm sido renovados ano após ano, até à data de hoje.

 

30 anos Bresimar Automação

Fig. 20 - Comemoração dos 30 anos Bresimar

 

O ano seguinte ficou marcado também por uma importante etapa para a Bresimar Automação: o início da atividade de exportação dos sistemas de temperatura wireless desenvolvidos dentro de portas, pela Tekon Electronics. Graças ao trabalho da nossa equipa, foi possível construir uma base sólida que nos permite atualmente dar a nossa contribuição para melhorar os processos de recolha e análise de dados, em qualquer parte do mundo, e nas mais diversas áreas.

 

Tekon Electronics

Fig. 21 - Pontos de distribuição/parceiros da Tekon Electronics, em todo o mundo

 

2014

 

Em 2014, com a entrada da segunda geração, inicia-se um novo ciclo e novos desafios para a Bresimar Automação. João Breda e Carolina Breda tornam-se acionistas da empresa e passam a assumir a responsabilidade de continuar a escrever a história das próximas décadas. Aprendizagem, conhecimento, responsabilidade e liderança são os objetivos principais para o futuro.

 

segunda_geracao_Bresimar

Fig. 22 - A entrada da 2ª geração - Carolina Breda e João Breda


Paralelamente, a Bresimar Automação continua a dar provas do seu sucesso no mercado e, nesse mesmo ano, alcança um honroso 19º lugar no ranking das Melhores Empresas para trabalhar em Portugal, renovando também os prémios PME Líder e PME Excelência. Atinge ainda a 5ª posição no Prémio Excelência no Trabalho, na categoria Pequenas Empresas, e fica em 1º lugar na categoria das Tecnologias, Media e Telecomunicações.

 

PME_Líder

Fig. 23 - Prémio Excelência no Trabalho 2014

 

A equipa continua a crescer e a mostrar o valor do seu capital humano.

 

2014_Bresimar_Automação

Fig. 24 - Equipa Bresimar Automação em 2015

 

2015

 

Em 2015, continuando o trabalho desenvolvido na busca por patamares mais altos de excelência, a Bresimar Automação renova a sua certificação de Qualidade da Empresa segundo a Norma NP EN ISSO 9001:2015 e é distinguida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, iniciativa desenvolvida pela revista EXAME, em parceria com a consultora Everis e a AESE Business School.

 

2015 Bresimar Automação

Fig. 25 - Bresimar Automação distinguida como uma das "Melhores Empresas para Trabalhar", iniciativa da revista EXAME em parceria com a consultora Everis e a AESE Business School

 

“Sempre ambicionámos criar uma “família” feliz, motivada e capaz de levar a empresa a bom porto. E acreditamos ter alcançado patamares de excelência a esse nível.” É esta a convicção de Carlos Breda e restantes membros da administração, que conseguiram ao longo dos anos construir uma rede de valores que que têm em conta as necessidades dos colaboradores, e que se refletem nos resultados da empresa, ano após ano.

 

2015 Bresimar Automação

Fig. 26 - Dia Radical no Rio Mondego 

 

2016

 

2016_Bresimar Automação

Fig. 27 - Em 2016, a Bresimar Automação torna-se uma entidade formadora certificada pela DGERT, nas áreas de formação de eletricidade/energia e de eletrónica e automação.

 

“O contacto com o mundo industrial e a rapidez com que as tecnologias evoluem, permitem-nos encarar a formação como uma etapa indispensável na satisfação dos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e demais entidades”. Carlos Breda.

A formação técnica é assumida a partir desta altura como um foco estratégico da empresa, com o objetivo de dotar os formandos com as capacidades técnicas necessárias para serem autónomos. Nos últimos 8 anos a Bresimar Automação tem investido em planos de formação periódicos e personalizados à medida de cada cliente.

 

2016_Bresimar Automação

Fig. 28 - Academia de Formação da Bresimar Automação

 

Ainda neste ano de 2016, a Bresimar Automação recebe mais um importante reconhecimento: é considerada a empresa mais feliz de Portugal pela Hapiness Works e é eleita novamente como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, alcançando o 7º lugar.

 

2016_Bresimar Automação

Fig. 29 - Carolina Breda e Rosário Breda na cerimónia de atribuição do prémio "Melhores Empresas para Trabalhar".

 

Outros prémios recebidos nesse ano:

> PME Líder e PME Excelência
> Índice de Excelência no Trabalho (2º lugar no ranking geral das Pequenas Empresas e 1º lugar no Setor Indústria).

 

2017

 

No final de 2017, e a completar 35 anos de história, a Bresimar Automação renova o primeiro edifício construído em 1999, tendo sido dado um passo significativo na qualidade das instalações e na melhoria das condições de trabalho.

 

2017_Bresimar

Fig. 30 - Balcão de receção 

 

Sala de reuniões Bresimar

Fig. 31 - Sala de reuniões

 

Zona de lazer e cozinha

Fig. 32 - Cozinha e espaço de lazer

 

 Gabinete Direção Comercial

Fig. 33 - Direção Comercial

 

Neste ano tão especial, a Bresimar Automação mantém-se focada em abraçar os desafios diários e em manter-se como uma empresa de referência, inovadora e de prestígio, sempre orientada por valores tão importantes como a competitividade, o trabalho em equipa, a excelência, a responsabilidade, a honestidade e o respeito.

2017 foi também mais um ano de reconhecimento para a empresa, tendo alcançado a 11ª posição como Melhor empresa para trabalhar, o 2º lugar no ranking geral das Pequenas Empresas e 1º lugar no setor indústria no Índice da Excelência.

 

2017 Bresimar

Fig. 34 - Rosário Breda e Carolina Breda a receberem a distinção da Bresimar pelo "Índice de Excelência", em 2017

 

2018 - atualidade

 

Em 2018 a Bresimar Automação, S.A. foi reconhecida e distinguida com o 1º lugar no ranking das empresas mais felizes em Portugal, pela Happiness Works, um projeto promovido pela Lukapp em parceria com a Universidade Atlântica, e pela Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG), sendo publicado anualmente pela revista exame. Este projeto premeia as empresas que apostam numa cultura de valores que motivam, respeitam e valorizam todos os que dela fazem parte.

 

Hapiness Works

Fig. 35 - 1º lugar no ranking das empresas mais felizes em Portugal, pela Happiness Works

 

Em consonância com esta política de promoção do bem-estar e de busca contínua por uma melhoria das condições de trabalho dos colaboradores, neste mesmo ano foram realizadas algumas obras de requalificação dos edifícios que incluíram a renovação dos espaços Tekon Electronics e da zona de produção de sondas, a construção de um espaço social amplo para refeições e convívios, e a construção de uma ponte para facilitar a deslocação entre os edifícios A e B.

 

 Ponte obras

Fig. 36 - Construção da Ponte que une os edifícios A e B

 

Em 2018 foi também organizado o 1º Open Day da empresa, tendo sido convidadas as famílias dos colaboradores para uma visita guiada às instalações da Bresimar Automação, e aos diversos postos de trabalho.

 

Open Day

Fig. 37 - 1º Open Day para as famílias dos colaboradores

 

Ao nível da expansão do negócio, a Bresimar Automação deu início à comercialização de soluções na área da robótica, através da Asatek. Este foi um importante passo no alargamento do campo de atuação no mercado da automação industrial.

Entre 2018 e o atual ano, têm sido várias as marcas acrescentadas ao portfólio de robótica, reforçando a vontade da Administração da Bresimar Automação em posicionar a empresa como líder no fornecimento de soluções cada vez mais completas, diferenciadas e de valor-acrescentado para os clientes.

 

40 anos Bresimar

 

Equipa

 

Quando recordamos os principais marcos históricos da Bresimar Automação, podemos afirmar que percorremos um longo, mas proveitoso caminho.

Os últimos anos foram de grande evolução e crescimento, mesmo com uma inesperada pandemia que nos afetou a todos de uma forma que nunca imaginámos possível.

Os prémios que temos recebido ano após ano, tanto ao nível de indicadores económico-financeiros, como ao nível das práticas de recursos humanos são o resultado do compromisso que assumimos desde o início. Não colocando de parte os indicadores financeiros, a gestão de pessoas tem sido, sem qualquer dúvida, o nosso maior desafio.

Gerir pessoas é uma das tarefas mais difíceis que os líderes assumem no dia a dia das empresas. Gerir expectativas, responsabilidades, desafios e motivações é extremamente importante para o sucesso de um negócio e de uma empresa. Essa gestão torna-se ainda mais desafiante quando existem laços familiares para além da relação profissional.

As empresas familiares são diferentes por juntarem dois mundos, o da família e o dos negócios. Dois mundos que procuram coexistir prezando as relações familiares, sem descurar a ambição da continuidade do negócio através das gerações.

A Bresimar Automação já é uma empresa familiar desde 1992, embora a identidade familiar só tenha começado a ser assumida a partir de 2014, altura em que a segunda geração entrou para a empresa.

Quando a Carolina Breda e o João Breda iniciaram o seu percurso profissional na Bresimar, estavam conscientes de que seria um processo de aprendizagem contínua, num mercado que está em constante evolução. “Quase todos os dias ouvimos o nosso pai dizer que para ficarmos para trás, basta ficarmos parados”, conta Carolina, responsável dos Recursos Humanos. Acrescenta ainda que os seus pais “relembram-nos constantemente que, mais do que membros da família, somos colaboradores que assumem uma exigente responsabilidade dentro da organização, e que devemos servir de exemplo não só para a equipa, mas também para as gerações seguintes, tal como eles”.

Pessoas, empresas e tecnologia estão a mudar tão rapidamente que a inovação incremental por si só não será suficiente para acompanhar o ritmo. Novos modelos, caminhos e formas de fazer são críticos para se prevalecer no contexto atual.

São tempos entusiasmantes e desafiantes, mas parece que, em alguns casos, o “essencial está a ser invisível aos olhos”, adaptando para este contexto uma expressão bem conhecida de Antoine de Saint-Exupéry em “O Principezinho”.

A nossa experiência tanto a trabalhar com start-ups ou empresas bem mais maduras, leva-nos a assumir a transformação digital como sinónimo de tecnologia, mas também de humanização.

As empresas que conseguirem transformar-se em comunidades, organismos humanos e vivos que potenciam o melhor de cada um para o benefício de todos, serão as que seguramente levarão maior vantagem neste movimento imparável da transformação digital.

É com esta convicção que entramos na 4ª década de vida, agradecendo o contributo de todos os que fazem parte desta grande família!

 

Estimados clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, o nosso muito obrigado por estes fantásticos 40 anos!